A Diretoria de uma igreja é eleita em assembleia para um determinado período, conforme estabelecido no Estatuto. Passado este período, não havendo eleições para renovação do mandato, a igreja fica sujeita há algumas consequências, entre elas citaremos duas, as quais entendemos serem as mais perigosas:
BLOQUEIO DE CONTAS BANCÁRIAS
Alguns bancos, como por exemplo, o Banco do Brasil, no ato da abertura da conta bancária da igreja, coloca em seu banco de dados a duração do mandato da diretoria atual, para que quando do vencimento, seja bloqueado o acesso a conta, sendo desbloqueado apenas quando da apresentação de nova Ata renovando o mandato.
Sendo assim, uma das piores consequências de uma igreja está com o mandato da diretoria vencido é exatamente não poder movimentar seus recursos financeiros perante as instituições financeiras nas quais possuem contas bancárias, sendo assim, impedida de pagar seus compromissos financeiros como aluguel, pastores etc.
TOMADA DA PRESIDÊNCIA POR REBELDES
No momento em que vence o mandato da diretoria, oficialmente a igreja está sem diretores, podendo qualquer pessoa daquela igreja convocar uma assembleia para eleger novos diretores, podendo assim, agir de má fé, visando tirar o pastor atual e sua equipe para colocar outros em seu lugar.
Sendo assim, uma das consequências de manter o mandato da diretoria vencido por parte do pastor presidente, é sofrer um “golpe” de algum membro ou pastor auxiliar, onde o removam do cargo junto com sua equipe, passando a liderança da igreja para outro grupo.
O QUE FAZER?
Para não correr os riscos acima e muitos outros, você pastor presidente, precisa estar sempre com as questões estatutárias e contábeis da sua igreja em dia. Por isso, nós da Master Contabilidade, visamos ajudar o pastor na retaguarda do seu ministério, enquanto o mesmo foca em pregar o evangelho.